Maria Suzana Moreira do Carmo

Possui graduação em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado (2008) em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunto IV do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, ministra aulas de Língua e Literatura Francesa, Literaturas Africanas de Língua Francesa e Tradução. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários/ ILEEL/UFU. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, Literaturas Africanas de Língua Francesa e Tradução. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa "África: estudos literários e tradutológicos" cujo objetivo principal é analisar os processos plurais de redefinição dos campos literários africanos, tanto de língua francesa quanto de língua portuguesa, e traduzir obras africanas, teóricas e ficcionais, de língua francesa inéditas no Brasil.(Texto informado pelo autor)