Elzimar Fernanda Nunes Ribeiro

Professora adjunto da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua nas áreas de Teoria Literária, Literaturas em língua portuguesa e Ensino de literatura. Pertence ao quadro docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da mesma instituição, sendo integrante da Linha de Pesquisa Literatura, Representação e Cultura. Atua ainda como vice-líder do Grupo de Pesquisa POEIMA: Poéticas e Imaginário, voltado para as relações entre criação poética, a imaginação simbólica e as narrativas míticas. Possui graduação em Letras Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (1999), mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (2006). Em suas pesquisas, tem lidado especialmente com questões ligadas à literatura de resistência, à identidade cultural brasileira, à literatura brasileira colonial, à literatura brasileira das décadas de 60/70, às relações entre história, sociedade e ficção e aos estudos do imaginário (com ênfase nas imagens de terror, medo e luta). (Texto informado pelo autor)