Enivalda Nunes Freitas E Souza

eni@ufu.br

Possui graduação em Licenciatura em Português e Literaturas de Língua portuguesa pela Universidade Católica de Goiás (1988), Mestrado Em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Goiás (1991) e Doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1997). É professora associada da Universidade Federal de Uberlândia, atuando na Graduação e na Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado em Teoria Literária. Tem publicações na área de Literatura Brasileira, com ênfase em Poesia e Crítica do Imaginário: o estudo dos procedimentos imagéticos, simbólicos e míticos da criação literária. Organizou o livro de poemas "Experimentando a vida: cotidiano, esperanças e sensibilidades" (2008), co-organizou as obras "Roteiro poético de Hilda Hilst" (2009) e "Sonho de um repentista versos do poeta logogrífico Canelinha" (2009), todos pela EDUFU. É líder e fundadora do Grupo de Pesquisa POEIMA - Poéticas e Imaginário. O Grupo produziu o livro "Reflexos e sombras: arquétipos e mitos na literatura", financiado pela FAPEMIG (Cânone Editorial, 2011). Tem pós-doutorado pela UFMG, com a pesquisa "O canto ancestral de Dora Ferreira da Silva: arquétipos do sagrado", sob supervisão da Profa. Dra. Maria Esther Maciel.