Irlei Margarete Cruz Machado

Irley Machado possui graduação em Artes Cênicas - bacharelado com habilitação em Direção teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Artes - área teatro pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em literatura Études Ibériques et Latino Americaines - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2003). Diploma aditado e equivalente pelo curso de Doutorado em Teatro da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 1995, é professora da Universidade Federal de Uberlândia, onde atualmente é professora associada no curso de graduação em teatro. Em 2006, passa a fazer parte do corpo docente permanente do Mestrado em Teoria Literária do Instituto de Letras da UFU, bem como do Mestrado em Artes do Instituto de Artes da UFU. Tem experiência na área de Teatro, com ênfase em dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, teoria e prática, literatura dramática, história do espetáculo e direção cênica para teatro e ópera. A partir de 2003, coordena o grupo de pesquisa A dramaturgia poética de Federico Garcia Lorca do Curso de Teatro e do Mestrado em Artes. Participa do laboratório de textos e cenas do Departamentio de Música e Artes Cênicas e coordena, com a professora Enivalda Nunes Freitas e Souza do ILEEL/UFU, o grupo de estudos Poéticas e Imaginário. Atualmente, está na Diretoria de Cultura da UFU, no cargo de Diretora de Cultura.