Joana Luiza Muylaert de Araujo

Possuo graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Professora associada, da Universidade Federal de Uberlândia, ministro aulas de Teoria Literária e Literatura Brasileira no Instituto de Letras e Lingüística e integro o corpo de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado em Teoria Literária, do mesmo Instituto. Desde março de 2009, faço parte do corpo de professores permanentes do Programa de Pós-graduação em História da UFU. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica e Historiografia Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e crítica no modernismo brasileiro, história e literatura, problemas teóricos da narrativa moderna e contemporânea, a prosa de Machado de Assis. Bolsista do CNPq / Produtividade em Pesquisa 2, entre março de 2007 e julho de 2008. Entre agosto de 2008 e julho de 2009, realizei o estágio de pós-doutorado, na UFMG, com bolsa da FAPEMIG, sob a supervisão do professor Wander Melo Miranda. Atualmente coordeno o Grupo de trabalho/GT da ANPOLL, Estudos comparados de literaturas de língua portuguesa (2010-2012). Bolsista do CNQq/Produtividade em Pesquisa 2 (03/2011-02/2014).